Como funciona o Lance?

Notícia

Lance é a oportunidade a mais que o consorciado tem de concorrer à contemplação por meio do pagamento antecipado de parcelas, sendo uma das principais regras do funcionamento do consórcio. Porém há muitas dúvidas quanto ao assunto: quanto ofertar, quando e como fazer uma oferta, dentre muitas outros. Por isso, nós da Beninvest separamos essa entrevista dada pela gerente do departamento jurídico da ABAC, Elaine Gomes, para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto.

Confira a entrevista com a gerente jurídica, que também é responsável pelo Departamento de Atendimento ao Consumidor, criado pela ABAC para orientar e ajudar consumidores.

1) Elaine, qual valor devo ofertar para meu lance ser o vencedor?

Essa é a dúvida mais comum. Porém, não é possível afirmar qual lance será contemplado, uma vez que os valores ofertados pelos demais participantes do grupo só são reveladas no momento da apuração. O que é possível é ter referências, por exemplo, checando os lances que foram vencedores nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) anteriores. Essas informações estão disponíveis em atas, que podem ser solicitadas às administradoras. Mas reforço: não há garantias de que o lance será o vencedor, pois isso depende da oferta dos demais participantes.

2) Qual o melhor período para ofertar lances no consórcio?

O consorciado pode ofertar lance sempre que desejar, podendo concorrer em todas as assembleias. Embora a contemplação por essa modalidade seja imprevisível, observamos alguns comportamentos mais frequentes. Geralmente os valores são mais altos nos primeiros meses do grupo, podendo ultrapassar 50% do valor do crédito.

3) Como é feito o desempate dos lances?

Os critérios de desempate são definidos pela administradora em contrato. Dessa forma, é fundamental ler atentamente todas as cláusulas para conhecer as regras da empresa de sua preferência. O desempate pode se dar, por exemplo, por sorteio entre os lances empatados ou apresentação de lances adicionais.

4) Como e quando devo comunicar à administradora que desejo ofertar um lance?

Todas essas regras variam entre as empresas e são estabelecidas em contrato. A administradora pode, por exemplo, estabelecer uma data limite, antes da realização da assembleia, e disponibilizar um sistema em seu site para que os consorciados façam suas ofertas. Logo, é importante conferir as cláusulas contratuais.

5) Como sei se o meu lance foi o vencedor?

Você pode acompanhar as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), que é o momento em que são realizadas as contemplações por sorteio e lance. Caso seja o vencedor, a administradora lhe enviará um comunicado para que você realize o pagamento do lance ofertado. Você também pode acompanhar as assembleias do seu grupo, bastando solicitar o calendário das AGOs à sua administradora.

6) Quantas contemplações por lance são realizadas a cada assembleia?

O número de contemplações depende da disponibilidade de dinheiro no caixa do grupo, ou seja, no fundo comum. Ao verificar o saldo desse caixa e deduzir o valor dos créditos dos contemplados por sorteio, a administradora analisará as quantias ofertadas para estabelecer o total de contemplações por lance.

7) O que acontece se o consorciado contemplado não cumprir com o pagamento do valor ofertado?

Se o consorciado contemplado por lance não realizar o pagamento do valor ofertado, ele será desclassificado e será considerado vencedor o próximo colocado. Vale destacar que o valor ofertado pelo segundo classificado deve ser suficiente para complementar o saldo disponível no caixa do grupo e, assim, viabilizar a contemplação.

8) Como o valor pago no lance será abatido do meu saldo devedor?

Depende das regras estabelecidas pela administradora em contrato. As possibilidades são: quitação na ordem direta, em que são abatidas as próximas parcelas a vencer e retomado o pagamento quando os recursos do lance terminarem; quitação na ordem inversa, em que é abatida da última parcela até a primeira; e diluição do valor do lance em todas as parcelas vincendas. 

Confira o nosso passo a passo e compreenda ainda melhor o funcionamento do consórcio e suas etapas! 

Ficou interessado? Simule o plano ideal para você agora mesmo! 

 

Fonte: ABAC

 

Inicie a simulação e comprove as vantagens.

Consórcio de Veículo sem Juros

Consórcio de Veículo sem Juros

Consórcio de Veículo sem Juros
Planos Imobiliário Sem Juros em até 220x

Planos Imobiliário Sem Juros em até 220x

Meia Parcela até a contemplação

Vantagens do consórcio

SEM JUROS

Você já deve ter ouvido falar que consórcio não tem juros. E não tem mesmo! Consórcio é autofinanciamento, ou seja, a compra de bens ou serviços pelos consorciados contemplados é feita com recursos dos próprios integrantes do grupo, que contribuem mensalmente com uma parcela.

SORTEIO E LANCES

Durante as assembleias, o participante do consórcio pode ser contemplado de duas formas diferentes: o sorteio ou a oferta de lance. O sorteio é a forma mais comum de contemplação dos consorciados. 

SEGURANÇA

Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, vale a pena conferir as opções de seguro. Um dos mais contratados é o seguro prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes.

Você compra tudo aquilo que desejar!

Imóveis

Planos Imobiliários Sem Juros

Automóveis

Planos para veículos com parcelas flexíveis

Motos

Consórcio para Motos com parcelas flexíveis.

Investimento

Precisa investir e planejar o crescimento do seu negócio?